NOTICIAS

e-Simpósio A enfermagem na era COVID-19

Decorreu no dia 16 de Abril o e-Simpósio "A enfermagem na era COVID-19", pode ver o vídeo aqui:

Dia Mundial da Saúde com atividades de sensibilização e educação para a saúde

7 de Abril 2021

“Porque O Nosso Forte São As Pessoas” foi o mote de iniciativas que contaram com a participação de visitantes, utentes e profissionais do Centro de Medicina de Reabilitação. 

 

 O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP) comemorou o Dia Mundial da Saúde, assinalado no dia 07 de Abril 2021, com um conjunto de atividades de sensibilização e educação para a saúde e aprendizagem de estilos de vida saudáveis.

 

Sob o tema “Porque O Nosso Forte São As Pessoas”, o grande objetivo foi despertar para as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde, acreditando na possibilidade de mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a resolução deste problema. 

Foram realizadas Classes de Correção Postural, ministradas por fisioterapeutas do CMRRC-RP e direcionadas para todos os seus profissionais, que aderiram em grande número. Cerca de 100 pessoas participaram em sessões de avaliação e registo de tensão arterial, peso corporal, altura e Índice de Massa Corporal, com a realização de ensinos pertinentes e encaminhamento para a Saúde Ocupacional (dos profissionais do CMRRC-RP) e para o Centro de Saúde (dos utentes), realizados por profissionais de enfermagem.  

 No sentido de sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável foi ainda oferecida uma maçã a todos os que neste dia visitaram este espaço.  A pandemia COVID-19 trouxe desafios adicionais que conduziram a uma grande mudança e reestruturação dos Cuidados de Saúde e à implementação de medidas imprescindíveis na resposta à diversidade de realidades concretas, com notório impacto no dia-a-dia de cada um de nós. 

Embora a pandemia tenha imputado muitas dificuldades e limitações, apresentou-se igualmente como um enorme desafio. Evidenciou a enorme resiliência e capacidade de resposta, tendo acelerado o processo de inovação e transição digital de todos e em especial por parte dos Profissionais de Saúde. Importa fortalecer as linhas de intervenção, com base na evolução epidemiológica registada e no conhecimento científico acumulado, na experiência entretanto adquirida e na necessidade de continuar a responder a todas as necessidades em saúde da população. 

O CMRRC-RP recebeu os primeiros doentes de Medicina Física e Reabilitação em finais de 2002. Ao longos destes anos, foi expandido a sua capacidade e atualmente providencia consultas e tratamentos de Reabilitação em regime de ambulatório a utentes externos e dispõe de 80 camas de internamento em Reabilitação, que se dividem entre o Serviço de Lesionados Medulares e o Serviço de Reabilitação Geral de Adultos. Possui uma unidade residencial vitalícia para os ex-doentes da Leprosaria Nacional, que se mantiveram na instituição após a sua conversão. Integra ainda uma Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença, com 60 camas de internamento. 

fonte: https://www.noticiasdecoimbra.pt/rovisco-pais-assinala-dia-mundial-da-saude-com-atividades-de-sensibilizacao-e-educacao-para-a-saude/

Veja o vídeo criado no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde disponível aqui: https://www.roviscopais.pt/galeria-de-videos

webinar-2636737_1920.jpg

Sexta feira dia 22 de janeiro de 2021, das 10h ás 12h, o CMRRC-RP participará no webinar "Initiatives for Preservation of Leprosy History in Europe",  promovido pela Fundação Sasakawa, a qual tem apoiado a pesquisa e salvaguarda do património da história do Hospital Colónia Rovisco Pais enquanto leprosaria. 

O programa está acessível em: https://www.shf.or.jp/information/10404?lang=en, onde se encontra também o formulário de registo 

Para mais informações clicar aqui

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2020 www.roviscopais.pt created by

® Copyright