APOIO À GESTÃO E LOGISTICA
CENTRO DE FORMAÇÃO
O Centro de Formação tem como missão contribuir para a formação, desenvolvimento e actualização de Recursos Humanos internos e externos, permitindo melhorar a sua prestação e realização, criando valor, assim como promover formação em auto-cuidado e cuidados informais para doentes e cuidadores.
O Centro de Formação é acreditado pela ACSS, nos termos de legislação aplicável e em vigor.
GABINETE APOIO JURIDICO
Este Gabinete presta apoio direto e permanente ao Conselho de Administração, incluindo-se nas suas atribuições o acompanhamento de todas as questões do foro jurídico e judicial, nomeadamente:
:: Proceder à recolha e compilação da documentação necessária à instrução dos processos administrativos e judiciais;
:: Emitir pareceres sobre assuntos que lhes sejam submetidos pelos órgãos de administração;
:: Acompanhar e/ou desenvolver a tramitação dos processos de averiguações, inquérito ou disciplinares;
:: Estudar, emitir pareceres e elaborar informações de natureza jurídica sobre contratos, acordos e protocolos, bem como de todas as matérias relevantes para a atividade do Hospital, nomeadamente nas áreas de recursos humanos, aprovisionamento, gestão financeira, gestão de doentes e área assistencial;
:: Participar em órgãos técnicos e colaborar em grupos de trabalho;
:: Colaborar na elaboração de regulamentos e outras normas internas;
GABINETE DE CONTROLO DE GESTÃO
A missão do Controlo de Gestão, é dar apoio e fornecer atempadamente informação útil e de qualidade ao Conselho de Administração, permitindo apoiá-lo nos processos de tomada de decisão, acompanhar e monitorizar sistematicamente o desempenho da actividade do CMRRC-RP, com o intuito de serem introduzidas acções correctivas sempre que verificados desvios face ao que foi contratualizado / acordado e definido nas orientações estratégicas da Instituição, numa óptica de melhoria contínua de eficiência e coesão operacional.
Compete-lhe especificamente:
:: Apoiar o Conselho de Administração na elaboração do Relatório de Contas e Atividade;
:: Apoiar o Conselho de Administração na elaboração dos suportes à contratualização externa e à contratualização interna;
:: Monitorizar periodicamente a execução dos objetivos contratualizados com o Ministério da Saúde;
:: Monitorizar periodicamente a execução dos objetivos contratualizados com os serviços clínicos e de apoio;
:: Preparar toda a informação pertinente de apoio à gestão;
:: Desenvolver estudos para apoio à gestão;
:: Propor medidas de gestão tendentes à melhoria da eficácia e eficiência dos Serviços prestados;
SERVIÇO DE APROVISIONAMENTO
O Serviço de Aprovisionamento tem por funções e com observância dos princípios da racionalidade económica, promover os meios e serviços necessários à actividade de prestação de cuidados de saúde e outras de apoio, competindo-lhe genericamente, a respectiva gestão económica, material e administrativa, compreendendo as funções de aquisição, armazenamento e distribuição, bem como a gestão do património, produzindo informação de gestão pertinente.
SERVIÇO FINANCEIRO
O Serviço Financeiro tem por função a gestão dos recursos financeiros que garantam a salvaguarda dos ativos da instituição e a prossecução dos objetivos e politicas definidas pelo Conselho de Administração. Cabe ainda aos Serviços Financeiros produzir, atempadamente, informação orçamental, financeira e económica, garantindo a integridade de todos os registos contabilísticos, de modo revelar uma imagem fidedigna e verdadeira da situação patrimonial e económica do CMRRC – RP.
SERVIÇO DE GESTÃO DE DOENTES
O Serviço de Gestão de Doentes é o serviço administrativo que apoia os serviços de ação médica tendo como principais atividades:
:: Acompanhar o processo de admissão, permanência e alta dos utentes no centro, com preocupação de organização, eficiência e humanização;
:: Prestar apoio administrativo aos serviços, contribuindo para o cumprimento das metas assistenciais do Hospital;
:: Procura dum correto registo dos serviços prestados, com vista a retratar a atividade e a potenciar a sua faturação;
:: Atuação nas áreas de Consulta Externa, M.C.D.T., e Internamentos
SERVIÇO DE GESTÃO HOTELEIRA
O Serviço de Gestão Hoteleira articula-se com os restantes serviços do CMRRC-RP e com os prestadores externos para assegurarem as funções de planeamento, organização e controlo das atividades desenvolvidas no âmbito dos sectores de:
:: Alimentação
:: Higiene e limpeza das instalações
:: Tratamento e distribuição de roupa
:: Gestão de resíduos
:: Transportes externos de doentes
Cabe ainda a este serviço desenvolver e manter mecanismos eficazes de controlo do cumprimento dos contratos estabelecidos e confirmar a efetiva prestação dos serviços nos termos contratuais.
SERVIÇO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
O Serviço de Instalações e Equipamentos visa garantir a qualidade e segurança de todas as instalações e equipamentos do CMRRC-RP, de modo a contribuir para um ambiente seguro, saudável e o mais agradável possível, quer para os doentes, quer para os colaboradores e visitantes. O Serviço de Instalações e Equipamentos procura conceber e fornecer serviços com elevado nível de qualidade prevenindo riscos e minimizando avarias, promovendo a satisfação dos clientes internos e externos e gerindo de forma eficiente os recursos disponíveis.
SERVIÇO DE TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A missão do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação do CMRRC-Rovisco Pais é planear, gerir e manter toda a infraestrutura informática do CMRRC-Rovisco Pais.
Neste âmbito, assegura resposta às diferentes solicitações e necessidades informáticas dos profissionais do hospital, adequando os recursos à permanente evolução tecnológica e prestando apoio técnico direto aos utilizadores, na resolução de problemas e utilização da infraestrutura e das diversas aplicações instaladas nos serviços.
SERVIÇO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Ao Serviço de Gestão de Recursos Humanos compete apoiar na definição e concretização das políticas de gestão dos recursos humanos do CMRRC – RP, designadamente através da proposta, manutenção e desenvolvimento de instrumentos e ferramentas que permitam velar pela melhoria contínua da gestão, afectação e rentabilização dos recursos humanos nas suas diversas fases, desde o recrutamento até à aposentação