• Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 www.roviscopais.pt created by

EVENTOS

I Conferência de Investigação em Enfermagem do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais

“Inovação & Desenvolvimento em Enfermagem na Reabilitação”

 

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais exerce atividade de interesse público nas áreas clínica, ensino e investigação em reabilitação e que assume, entre outras, a missão de promover a defesa da Qualidade e Segurança dos Cuidados de Enfermagem.

Atendendo ser a investigação uma das responsabilidades do exercício de enfermagem, devemos entendê-la como um processo sistemático, científico e rigoroso que deverá incrementar o conhecimento,  respondendo a questões ou resolvendo problemas para benefício dos utentes, famílias e comunidades. Ou seja, deverá englobar todos os aspectos da saúde e da doença que são de interesse e objecto de exercício para a Enfermagem.

Nesta linha, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro realizará dia 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, a I Conferência de Investigação em Enfermagem do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, “Inovação & Desenvolvimento em Enfermagem na Reabilitação”, a ocorrer no Auditório do Biocant Park, em Cantanhede.

A realização deste evento assume-se como uma oportunidade de partilha e reflexão em torno da investigação, tendo como prioridade fomentar a reflexão promotora do desenvolvimento da investigação em enfermagem, centrada na melhoria da prestação de cuidados, e promover a divulgação dos seus resultados.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e condicionadas ao número de lugares do Auditório. As inscrições poderão ser efetuadas, aqui.

“TeleSaúde no AVC | Do Evento ao Domicilio”

 

No âmbito do programa de dinamização da TeleSaúde no país, o Centro Nacional de TeleSaúde e a SPMS, EPE promovem, no próximo dia 30 de março, “TeleSaúde no AVC | Do Evento ao Domicilio”, no Auditório da Unidade de Cuidados Continuados do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vai marcar presença no evento, mas através de videoconferência com o centro Rovisco Pais.

O evento tem como objetivo central explicar como a TeleSaúde pode acelerar o acesso do doente à terapêutica crítica no tempo, bem como estimular a colaboração interdisciplinar em torno da resolução do problema do doente, construindo um verdadeiro clinical pathway transorganizacional que só termina no domicílio.

A TeleSaúde tem sido utilizada na Via verde do AVC como instrumento importante na triagem e referenciação para tratamento adequado dentro da janela temporal exigida. A Via Verde do AVC tem contribuído bastante para a diminuição da mortalidade e, no centro do país foi feito um prolongamento da Via Verde para a Reabilitação precoce, também com recurso à Telemedicina.

Dia Europeu dos Antibióticos

A 18 de novembro de 2016 assinalou-se o Dia Europeu dos Antibióticos, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e do European Centre for Disease Prevention and Control, a que o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais se associou para sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para a utilização correta dos antibióticos e para a prevenção da resistência bacteriana.
 ANTIBIÓTICOS: O FUTURO É AGORA!

Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais no Web Summit

A marca do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais vai estar no Web Summit com a parceria TulaMove e IPN.
O Web Summit é muito mais que tecnologia, geeks e startups. É uma oportunidade de networking pois esperam-se mais de 50.000 pessoas de 150 países que irão debater o impacto da tecnologia nos serviços, nos negócios, na sociedade e no mundo.
É uma oportunidade para promover o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, nas vertentes tecnológica, inovadora e promotora de atração de startups e de catalisar relações.