• Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 www.roviscopais.pt created by

MFR

DESPORTO ADAPTADO TERAPÊUTICO

O desporto adaptado terapêutico promove a prática de atividade física com objetivos terapêuticos. Intervém através do fortalecimento muscular e treino cardiovascular e da prática de modalidades desportivas adaptadas. Permite benefícios associados à melhoria da condição física, capacidade funcional, mobilidade, manutenção da composição corporal e da saúde músculo-esquelética e à redução de doenças associadas à inatividade.

ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO

A enfermagem de reabilitação promove o diagnóstico e ações preventivas para manutenção das capacidades funcionais, prevenir complicações e evitar incapacidades. Proporciona intervenções terapêuticas para melhorar as funções remanescentes e manter ou recuperar a autonomia. Utiliza técnicas de reabilitação e intervém na educação dos utentes e cuidadores, no planeamento da alta, na continuidade dos cuidados e na reintegração das pessoas.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia visa a independência funcional do utente face à sua patologia e condição. Os objetivos específicos para cada utente são determinados em reunião da equipa multidisciplinar. Os cuidados de fisioterapia são prestados no ginásio terapêutico, situado no pavilhão Dr. Santana Maia. Os utentes internados que beneficiam de cuidados e atenção muito específicos dispõem de um ginásio no próprio pavilhão de internamento. 

PSICOLOGIA – CLÍNICA E NEUROPSICOLOGIA

A psicologia pretende auxiliar o indivíduo com uma lesão ou patologia a atingir o equilíbrio físico, psicológico e interpessoal. A atuação deste setor inclui avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica, estimulação cognitiva e psicoterapia individual e de grupo. Inclui ainda, enquadrado na equipa multidisciplinar de Reabilitação, a Reabilitação da Sexualidade, visando o bem-estar holístico do indivíduo.

TERAPIA DA FALA

A terapia da fala, em trabalho conjunto com a equipa multiprofissional de reabilitação, tem como objetivos a prevenção, avaliação, tratamento e estudo da comunicação humana. Engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal. A terapia da fala intervém ainda na prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e suas perturbações (as disfagias).

TERAPIA OCUPACIONAL

A terapia ocupacional promove a saúde e o bem-estar, em conjugação com a equipa multiprofissional de reabilitação. Executa estratégias adequadas para proporcionar a máxima autonomia e desempenho ocupacional nas atividades de vida diária, atividades produtivas, educacionais, recreativas ou de lazer. Contribui ainda para o estudo e desenvolvimento de produtos de apoio, de modo a contribuir para a melhoria de qualidade de vida dos utentes.

TECNOLOGIAS EM REABILITAÇÃO

Please reload