EVENTOS

No dia 12 de maio de 2020, a Direção de Enfermagem do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais contribuiu para as atividades comemorativas do Ano Internacional do Enfermeiro através da organização do Simpósio: “A Arte do cuidar em Enfermagem”, dirigido aos enfermeiros do CMRRC-RP, que se traduziu num evento de cariz científico configurado em formato virtual, pretendendo ir ao encontro dos Enfermeiros no contexto de pandemia em que o distanciamento social impediu a formação presencial.

O evento comemorativo do Dia Mundial da Higiene das Mãos, decorrido no dia 5 de maio de 2020, dinamizado pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos  Antimicrobianos (GCL-PPCIRA), consistiu na divulgação de um cartaz informativo sobre a importância da higiene das mãos e de um vídeo que realça momentos críticos da higiene das mãos, tentando envolver o máximo de categorias profissionais nesta atividade, com a finalidade de fomentar o sentimento de pertença e a perceção da importância individual de cada profissional na prevenção e controlo da infeção enquanto causa.

O Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, subordinado ao tema “Fazer Saber em Enfermagem de Reabilitação”, integrou no seu programa, no dia 7 de dezembro de 2019, uma visita, com organização de várias atividades, ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, unidade especializada da rede de referenciação hospitalar de medicina física e de reabilitação do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

No enquadramento da celebração do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, a 29 de outubro de 2019, foi desenvolvida uma ação na Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença, com o intuito de envolver toda a comunidade hospitalar, doentes vítimas de AVC, familiares, cuidadores e população em geral, com o propósito de sensibilizar para a temática do AVC - prevenção, tratamento e reabilitação - através de jogos didáticos, distribuição de panfletos e diálogo informal.

O Conselho Diretivo procedeu, no dia 15 de outubro de 2019, à organização de uma cerimónia de despedida das Irmãs da Congregação da Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, dirigindo a mesma não apenas às Irmãs que deixaram o CMRRC-RP, mas a toda a Congregação, que desde 1947 tem sido o suporte de milhares doentes de Hansen, internados nesta Instituição.

Pela relevância da sua dedicação à causa dos doentes, prestou-se o devido tributo e convidaram-se todos os colaboradores a presenciar a sua homenagem.

A 4 de setembro de 2019 comemorou-se o Dia Nacional do Psicólogo no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, cujo objetivo foi sensibilizar a comunidade hospitalar e a população em geral para os mitos e falsas crenças sobre o papel da psicologia, de uma forma genérica, e em particular em contexto de reabilitação. Procedeu-se à divulgação da informação através de cartaz informativo e de panfletos, recorrendo também à abordagem direta e presencial nos diferentes serviços, dirigida aos profissionais, doentes, familiares e cuidadores.

A 12 de maio de 2019 comemorou-se o Dia Internacional do Enfermeiro no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, com o objetivo de relembrar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população. Todos os serviços participaram: Serviço de Reabilitação Geral de Adultos, Serviço de Lesionados Medulares, Pavilhão Santana Maia (Consulta Externa), HANSEN (Ex-Hansenianos) e Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença. Este é um dia para dar os parabéns a todos os enfermeiros que celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário.

Assinalou-se, no dia 6 de março de 2019, o Dia Europeu da Terapia da Fala.

A equipa da Terapia da Fala do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais distribuiu, por vários pontos da Instituição, diversos cartazes alusivos ao trabalho desenvolvido com a população-alvo do Centro, nomeadamente ao nível da comunicação aumentativa e/ou alternativa, das perturbações adquiridas da linguagem e da deglutição.

Os objetivos passaram por promover a literacia em saúde, a participação e a capacitação da comunidade em geral e dos doentes para as áreas de intervenção do Terapeuta da Fala e o seu papel na reabilitação e inclusão de doentes adultos com patologia neurológica adquirida.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2020 www.roviscopais.pt created by

Imagem33